UNIEDFCAST #16 Handebol

Bom dia, boa tarde, boa noite!! No UNIEDFCAST #16, falamos sobre a história do handebol, seus objetivos, evolução, os fundamentos, interferências da mídia, curiosidades, etc. Não deixem de conferir e bons estudos!

handebol  é um esporte coletivo que envolve passes de bola com as mãos. Praticado entre duas equipes, o nome dessa modalidade esportiva é proveniente da língua inglesa, visto que hand significa “mão”. A bola do handebol é feita de couro e para as equipes masculinas ela possui um diâmetro maior. O handebol foi criado pelo em 1919 pelo atleta e professor de educação física alemão Karl Schelenz (1890-1956). Nesse ano, ele e outros parceiros de trabalho reformularam um esporte para deficientes visuais chamado de torball. No Brasil, o handebol passou a ser reconhecido a partir dos anos 30. Em 1940 foi fundada em São Paulo a Federação Paulista de Handebol. Esse momento foi um importante passo para a consolidação do esporte no país. Em 1979 foi fundada a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) com sede na cidade de Aracaju (Sergipe). Esse órgão é responsável pelos eventos de handebol que ocorrem no país. Atualmente diversos estados possuem equipes de Handebol com destaques para São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná.

Esse projeto faz parte do projeto de extensão “Conteiner saúde: Laboratório de ideias e inovações” do centro acadêmico de Vitória/ UFPE, coordenado pelo professor Luiz Miguel Picelli Sanches (luiz.sanches.ufpe@gmail.com).

Página no Facebook: https://www.facebook.com/Uniedfcast-2093344130912335/

Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCN-aTJr1os3a7-PrBe7W2qg

Instagram: https://www.instagram.com.br/uniedfcast/

Email para contato: universoedfcast@gmail.com