UNIEDFCAST #15 Voleibol

Bom dia, boa tarde, boa noite!! No UNIEDFCAST #15, falamos sobre a história do voleibol, seus objetivos, evolução, os fundamentos, interferências da mídia, curiosidades, etc. Não deixem de conferir e bons estudos!

 

O voleibol foi criado nos Estados Unidos, em 1895, pelo diretor de educação física da ACM (Associação Cristã de Moços), William G. Morgan. Ao inventar o voleibol e suas regras, Morgan tinha como objetivo principal a criação de um esporte sem contato físico entre os jogadores, dessa forma, ele pretendia oferecer, principalmente aos mais velhos, um esporte em que lesões físicas provocadas por choques entre pessoas seriam raras. O objetivo do jogo era de que uma equipe conseguisse jogar a bola e atingir o chão da equipe adversária.

A princípio, o nome do esporte era mintonette. Anos depois, no Canadá, deram o nome de voleibol pela relação da parábola que a bola fazia para ir para o campo adversário.

Na década de 40, o voleibol já era conhecido mundialmente e em 1947 foi criada a Federação Internacional de voleibol de Paris e o primeiro campeonato mundial aconteceu 2 anos depois apenas para homens. Após três anos, as mulheres também começaram a participar de campeonatos.

A confederação brasileira de voleibol foi criada em 1954 e teve como seu primeiro presidente o SrDenis Hatthaway.

A primeira quadra possuía 15,35 metros de comprimento e 7,625 metros de largura. A rede tinha a altura de 1,98 e a bola era de borracha, coberta com couro ou lona.

A quadra atual mede 18 metros de comprimento por 9 metros de largura. Temos a área dos 3 metros (ataque) e 6 metros (defesa). A rede passou ter 2,43 metros (masculina) e 2,24 metros (feminina).

Cada equipe é formada por 12 jogadores, sendo que seis ficam de reserva. Além disso, as posições táticas no voleibol são semelhantes aos outros esportes, onde encontramos atacantes e defensores. Três jogadores se posicionam próximo a rede, na área de ataque e 3 jogadores se posicionam na zona de defesa. Para caracterizar um jogo mais dinâmico ainda existe um entre os três defensores que não pode fazer ponto e só defende ele se chama Líbero.

Os fundamentos do voleibol são o saque, passe, levantamento, ataque e bloqueios. Cada jogada tem início no saque, após o ele, tem-se os passes de bola, em que cada equipe só pode realizar três passes e cada jogador só poderá tocar na bola uma vez. Se ocorrer mais de um toque, a equipe perde a posse da bola e o adversário pontua. O passe mais conhecido é a manchete, realizado com as mãos unidas.

Os levantadores são os jogadores responsáveis por receber o passe e levantam a bola para os atacantes que tentam lançar a bola para o campo adversário para marcar o ponto. Os adversários, para impedir que os atacantes pontuem, utilizam o bloqueio, saltando próximo a rede para impedir que a bola vá para sua área.

As faltas podem ser no saque, ataque, passe de bola, toques, posição, rotação dos jogadores, entre outros.

O esporte chegou ao Brasil no inicio do século XX e inicialmente ele era considerado um jogo para meninas, mas com o passar do tempo isso foi mudando. Em 1984, o time de voleibol masculino brasileiro ganhou os jogos Olímpicos de Los Angeles. Além do voleibol de quadra, também é bem comum jogar na praia.

Antigamente, uma partida de vôlei não tinha tempo predefinido, durava cerca de 3 ou 4 horas, então não era viável para a mídia passar uma partida de vôlei. Por causa disso, as regras foram se adaptando para se adequar a TV.

Ouça mais detalhes e curiosidades sobre o voleibol no episódio 15 do UNIEDFCAST.

 


Esse projeto faz parte do projeto de extensão “Conteiner saúde: Laboratório de ideias e inovações” do centro acadêmico de Vitória/ UFPE, coordenado pelo professor Luiz Miguel Picelli Sanches (luiz.sanches.ufpe@gmail.com).

Página no Facebook: https://www.facebook.com/Uniedfcast-2093344130912335/

Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCN-aTJr1os3a7-PrBe7W2qg

Instagram: https://www.instagram.com.br/uniedfcast/

Email para contato: universoedfcast@gmail.com