UNIEDFCAST #13 Debate sobre a Educação Física

Resumo UNIEDFCAST #13 Debate sobre a educação física

 

A entrada na universidade é um período tenso para grande parte dos estudantes;

Antes de escolher um curso, sempre surgem várias dúvidas sobre o mesmo, como: como é? Qual a duração? Etc. É comum que muitos mitos sejam disseminados, e verdades também, claro.

No UNIEDFCAST #13, falamos sobre nossas experiências no curso de licenciatura em educação física do Centro Acadêmico de Vitória – CAV da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, as suas especificidades (duração, disciplinas, mitos e verdades). Também apresentamos a nova integrante do projeto, nossa amiga Thaynara Machado, que inclusive já participou do podcast #5 , sobre Lutas.

Uns dos mitos criados pela sociedade é que a educação física escolar serve para promover saúde, revelar novos talentos para os esportes ou apenas jogar bola, pois infelizmente é a realidade de muitas escolas, mas além do corpo e do movimento em si, é necessário ver o que está por trás dele, como os benefícios da prática, por exemplo.

Outro mito para quem está pensando em entrar no curso de educação física é achar que terá muitas disciplinas esportivas e que esse seria o foco, porém temos muitas cadeiras da área de saúde e também pedagógicas.

O perfil curricular difere o bacharel em educação física, que exerce as funções na academia, como personal, preparador físico, treinador, pesquisador, trabalhar em hotéis, entre outros. E o licenciado em educação física, que atua na escola.

Os perfis curriculares se divergem ou deveriam divergir porque o bacharel está mais apto para a promoção da saúde e o licenciado está para a área da educação. No CAV, não temos uma diferença muito visível nos dois perfis, porque as cadeiras vistas na licenciatura possuem uma carga muito elevada na área da saúde, que também são importantes nas aulas no sentido de mostrar o que acontece com o corpo quando se pratica exercícios físicos ou porque uma pessoa reage de um jeito e outra reage de outro, e tudo isso de uma forma mais lúdica.

A principal forma de entrada na universidade pública é através do ENEM – SISU.

E aos futuros professores, devemos lutar para fazer uma nova educação física, para que ela seja valorizada. Que não seja como é agora, uma disciplina que o aluno vai para passar tempo ou fazer atividades de outras disciplinas, porque a educação física é muito mais do que está sendo passado atualmente na maioria das escolas. Ela tem que ser valorizada e para isso, precisamos valorizar nossa profissão.

 

E você? Também teve algum mito sobre a educação física que foi quebrado hoje? Não deixe de nos contar nas nossas redes sociais.

 


Esse projeto faz parte do projeto de extensão “Conteiner saúde: Laboratório de ideias e inovações” do centro acadêmico de Vitória/ UFPE, coordenado pelo professor Luiz Miguel Picelli Sanches (luiz.sanches.ufpe@gmail.com).

Página no Facebook: https://www.facebook.com/Uniedfcast-2093344130912335/

Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCN-aTJr1os3a7-PrBe7W2qg

Instagram: https://www.instagram.com.br/uniedfcast/

Nosso site: http://uniedfcast.conteinersaude.com.br

Email para contato: universoedfcast@gmail.com