UNIEDFCAST #11 Ginástica

Segue abaixo o resumo e os links para nossas redes sociais. Bons estudos!.

UNIEDFCAST #11 – Ginástica

A palavra ginástica tem origem do grego “Gymnadzein” que significa exercitar-se nu, forma como os gregos se exercitavam no período em que a ginástica se destacou.

Há evidencias da sua forma mais organizada em cerca de 2700 a 1400 a.C. Na China, era praticada como forma de culto religioso. Na Grécia Antiga, cerca de 400 a.C., os gregos utilizavam esses movimentos como forma de cultuar o corpo, para tê-los belos e saudáveis. Na Roma Antiga, era utilizada para uso bélico, a fim de treinarem os guerreiros para as lutas.

Com a vitória do catolicismo e o declínio do Império Romano, a ginástica afundou-se e desapareceu durante 1000 anos. Após esse tempo, ela voltou na Europa e teve o implemento das acrobacias, que viriam a ser implementadas no período da Idade Média.

No início do século XIX, a ginástica passou por um grande momento, pois foi nesse período que surgiram as quatro grandes escolas do esporte: A Inglesa, Alemã, Sueca e Francesa. Também surgiram os principais métodos e aparelhos ginásticos. A partir daí, a modalidade não parou de se desenvolver, em 1881, foi fundada a Federação Europeia de ginástica, entidade que em 1991 se tornou a atualmente conhecida FIG (Federação Internacional de ginástica).

Já como desporto, ela foi introduzida nos Jogos Olímpicos em 1896 com 5 provas, todas exclusivas para o sexo masculino. As mulheres começaram a praticar a ginástica por volta de 1800, mais foi apenas em 1909 que uma mulher participou dos eventos internacionais. Nos jogos de Amsterdã, em 1928, ocorreu à primeira competição de ginástica feminina e em Budapeste 1934, ocorreu o primeiro mundial com a participação feminina.

Em 1903, se realizou o 1º campeonato mundial de ginástica desportiva e a partir disso, houve a tentativa de melhorar e substituir os aparelhos existentes por outros melhores, mas só foi no ano de 1956 que se definiram os aparelhos de ginástica que duram até hoje, que são: argolas, barra fixa, cavalo com alça, salto de cavalo, solo e paralelas simétricas, para as provas masculinas e as modalidades paralelas assimétricas, salto de cavalo, trave e solo para as provas femininas.

As modalidades esportivas da ginástica são: ginástica artística, rítmica, trampolim acrobático, ginástica acrobática, aeróbica e ginástica geral.
Entre as modalidades não competitivas estão: contorcionismo, ginástica cerebral, laboral, localizada de academia e hidroginástica.

No Brasil, a ginástica veio através de imigrantes Alemães no século XIX que se instalaram no Rio Grande do Sul, porém foram os catarinenses os primeiros a formalizarem o esporte, por intermédio da sociedade de ginástica de Joinville, fundada em 1858.
Já em 1867, numa organização semelhante em Porto Alegre, deu origem a atual SOGIPA (Sociedade de Ginástica de Porto Alegre). Em 1895, também em Porto Alegre, foi criada a primeira liga de ginástica do estado.

No início do século XX, em São Paulo e Rio de Janeiro também começaram a praticar ginástica por meio de clubes, podendo observar a evolução da ginástica no Brasil, que na década de 50 foi realizado o primeiro torneio nacional, com os gaúchos, cariocas e paulistas. No ano seguinte, com a formação da federação gaúcha, paulista e carioca, o esporte filiou-se a confederação brasileira dos desportos (CBD).

Em 1978 foi criada a Confederação Brasileira de Ginástica que logo se filiou a Federação Internacional de Ginástica. Em 1979, o Brasil, com seu grupo de ginástica, conquistava sua medalha de bronze nos jogos olímpicos em San Juan, Porto Rico. Mais tarde, com o esporte já bastante estruturado no país, o Brasil fez sua estreia nos jogos olímpicos de Moscou, na Rússia em 1980. De lá pra cá, o Brasil sempre veio se destacando nas competições internacionais com grandes atletas como Daiane dos Santos e Diego Hipólito.

Confira também mais detalhes e o nosso debate.


Esse projeto faz parte do projeto de extensão “Conteiner saúde: Laboratório de ideias e inovações” do centro acadêmico de Vitória/ UFPE, coordenado pelo professor Luiz Miguel Picelli Sanches (luiz.sanches.ufpe@gmail.com).

Página no Facebook: https://www.facebook.com/Uniedfcast-2093344130912335/

Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCN-aTJr1os3a7-PrBe7W2qg

Instagram: https://www.instagram.com.br/uniedfcast/

Nosso site: http://uniedfcast.conteinersaude.com.br

Email para contato: universoedfcast@gmail.com