UNIEDFCAST #9 Jogos

No UNIEDFCAST #9 falamos sobre a história dos jogos, a diferença entre jogos, brincadeiras e esportes, suas classificações e o jogo enquanto conteúdo da educação física escolar.

Segue o resumo 

O jogo é uma atividade que pode ser física, intelectual ou que trabalha as duas coisas. Também integra um sistema de regras e limites de tempo e espaço e define um indivíduo ou um grupo como vencedor e outro perdedor ou todos vencedores, como é o caso de alguns jogos cooperativos.

Segundo o coletivo de autores, o jogo é uma invenção do homem, um ato em que suas intencionalidades e curiosidades resultam num processo criativo para modificar, imaginar a realidade e o presente. Caracteriza-se também pela espontaneidade, flexibilidade, descompromisso, criatividade, fantasia e expressividade, representadas de diversas formas próprias de cada cultura.

Apesar de serem parecidos e algumas vezes até confundidos, jogos e esportes são diferentes. O jogo se caracteriza por ter regras flexíveis, ou seja, um jogo de futebol na sua rua com seus amigos terão regras diferentes das que serão encontradas num campeonato, por exemplo. A diferença é que no jogo, as regras podem ser modificadas e adaptadas pelas pessoas que estão jogando, já no esporte, existirá uma organização encarregada disso. Além de que no esporte é vivenciado a competição, alto rendimento e desenvolvimento de habilidades motoras específicas.

A diferença de jogos para brincadeiras é que esta última é mais livre, espontânea e não possui regras.

Na prática de jogos e brincadeiras, as crianças ampliam o conhecimento sobre si e quem está a sua volta, favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, social, afetivo, moral, descobrem e agem com regras, etc. Sendo assim, podemos afirmar que o jogo é uma evolução da brincadeira e o esporte é o jogo só que institucionalizado.

Os jogos tem origem na pré-história e vem como uma forma de demonstração da cultura dos povos da Ásia, América, África, etc. Foram encontrados jogos de expressão, recreativos e religiosos. Alguns jogos passaram por alterações e muitos deles vieram a compor um elenco de modalidades que mais tarde foram disputados nos jogos olímpicos da Grécia Antiga.

Há registros de jogos encontrados nas paredes das cavernas espalhadas pelo mundo, retrata a necessidade que já se apresentava de dar aos momentos de luta pela sobrevivência, um caráter mais lúdico.

O termo “jogo” vem do latim, da palavra “jocus”, que significa gracejo, brincadeira, divertimento.

São classificados em diferentes tipos: jogos esportivos, cooperativos, teatrais, eletrônicos, sensoriais, de perseguição, de salão, populares, entre outros.

Confira as classificações com muito mais detalhes no nosso episódio #9 do UNIEDFCAST, e também uma reflexão sobre a questão dos jogos populares hoje em dia e a importância das aulas de educação física da manutenção desses jogos.

E se liga nos próximos episódios que vem novidade por aí..