UNIEDFCAST #5 Lutas

Bom dia, boa tarde, boa noite!!!

Em nosso UNIEDFCAST #5 falamos sobre as lutas, sua origem, diferença para esporte de combate, inserção nas olimpíadas, entre outras coisas… Nele, tivemos a participação especial de Thaynara Machado, que também é 6º período do curso de Licenciatura em Educação Física da UFPE-CAV, faixa marrom em judô e professora na mesma modalidade.

Confiram e bons estudos!!

 

Resumo

As lutas, assim como as habilidades que deram origem ao atletismo, surgiram como necessidade de sobrevivência.

Posteriormente, quando essa necessidade não era mais o foco principal, as lutas passaram a ser utilizadas como forma de uma civilização se impor a outra, para o domínio de terras, etc.

Foram praticadas por vários povos e épocas distintas, em diferentes regiões, por isso não dá para saber de certeza sua origem.

Os gregos foram responsáveis pela introdução das lutas no mundo esportivo e começou a ser disputada nos jogos da Grécia Antiga, no século VII a.C.

Por serem muito agressivas, com o passar dos anos foram sendo impostas as regras para que pudessem ser praticadas com maior segurança e mantendo a integridade física do indivíduo.

Foi incluída nos primeiros jogos olímpicos da era moderna, com o intuito de dignificar o combate corpo a corpo e de diferenciar dos cruéis combates de vale tudo.

Na luta Greco-Romana, o indivíduo não pode utilizar as pernas para derrubar o adversário, e só pode agarra-los da cintura para cima, enquanto na luta livre pode usar as pernas.

Há uma diferença entre lutas, artes marciais e esporte de combate.

Nas lutas, um povo tenta se sobrepor a outro por meio de algumas expressões corporais. A arte marcial, como finalidade de uma arte de guerra, é mais composta, com elementos mais éticos, morais, físicos e sociais. Os esportes de combate trazem regras sistematizadas e tem a presença de árbitros.

As lutas são divididas em 3: Longa, média e curta distância.

Nas lutas de longa distância tem a utilização de implementos durante o combate, ex. Esgrima.

Nas lutas de média distância, os adversários ficam um pouco mais distantes do que nas de curta distância, para que os lutadores possam estudar melhor o outro e o objetivo é tocar o adversário para conseguir pontos e vencer, ex. boxe.

As de curta distância são as de maior contato, com o objetivo de agarrar, puxar, derrubar o adversário para vencer o combate, ex. Judô.


Esse projeto faz parte do projeto de extensão “Conteiner saúde: Laboratório de ideias e inovações” do centro acadêmico de Vitória/ UFPE, coordenado pelo professor Luiz Miguel Picelli Sanches (luiz.sanches.ufpe@gmail.com).

Página no Facebook: https://www.facebook.com/Uniedfcast-2093344130912335/
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCN-aTJr1os3a7-PrBe7W2qg
Nosso site: http://uniedfcast.conteinersaude.com.br
Email para contato: uniedfcast.cav@gmail.com