UNIEDFCAST #4 Especial Copa do Mundo

E nosso 4º UNIEDFCAST é sobre a copa do mundo!!

Vem conhecer mais sobre esse mundial de futebol que emociona a todos!. Falaremos sobre a origem da copa, sua evolução, curiosidades, países sede e campeões mundiais.

Confere aí!!


A copa do mundo…

O maior evento esportivo do planeta foi ideia do holandês Carl Hirschmann, em 1906, porém só foi validada em 1914 pela FIFA, mas acabou não acontecendo por causa da primeira guerra mundial.

Quando o francês Jules Rimet foi eleito o novo presidente da FIFA, foi inspirado a criar a primeira copa do mundo, com o objetivo de reunir as seleções de diversos países para eleger o melhor time internacional de futebol. Nas olimpíadas de 1924, o futebol tinha tomado grandes proporções, então o Comitê Olímpico Internacional e a FIFA se reuniram para pensar em uma forma de autonomia ao esporte. Foi a partir desta iniciativa que a FIFA considerou o pedido de Rimet.

 

A realização do evento foi aprovada em 1928. Foi então organizada a primeira Copa do Mundo no Uruguai, em 1930. O país foi escolhido como sede, pois era comemorado o centenário de sua independência naquele ano, e também porque havia sido campeão olímpico duas vezes, em 1924 e 1928, sendo considerado o melhor time da época.

 

 

Ano

 

País sede

 

1º lugar

 

2º lugar

 

3º lugar

1930 Uruguai Uruguai Argentina EUA
1934 Itália Itália Tchecoslováquia Alemanha
1938 França Itália Hungria Brasil
1950 Brasil Uruguai Brasil Suécia
1954 Suíça Alemanha Hungria Áustria
1958 Suécia Brasil Suécia França
1962 Chile Brasil Tchecoslováquia Chile
1966 Inglaterra Inglaterra Alemanha Portugal
1970 México Brasil Itália Alemanha
1974 Alemanha Oci. Alemanha Holanda Polônia
1978 Argentina Argentina Holanda Brasil
1982 Espanha Itália Alemanha Polônia
1986 México Argentina Alemanha França
1990 Itália Alemanha Argentina Itália
1994 EUA Brasil Itália Suécia
1998 França França Brasil Croácia
2002 Japão/Coreia S. Brasil Alemanha Turquia
2006 Alemanha Itália França Alemanha
2010 África do Sul Espanha Holanda Alemanha
2014 Brasil Alemanha Argentina Holanda

 

Entre os anos de 1942 e 1946, a competição foi suspensa por causa da Segunda Guerra Mundial.

Em 1946, o prêmio para o melhor time do mundo foi batizado de Taça Jules Rimet.

Em 1954, pela primeira vez num Mundial os jogadores entraram em campo com as camisas numeradas. Também foi a primeira copa transmitida pela TV.

Em 1958, o Brasil mostrou ao mundo o Pelé, com apenas 17 anos, e o Mané Garrincha. Eles eram reservas de Joel e Dida e se tornaram titulares apenas no terceiro jogo do Brasil.

A primeira copa com mascote foi em 1966.

Em 1970, no México, o Brasil tornou-se tricampeão mundial ao vencer a Itália (4 a 1). Com isso, o Brasil ganhou o direito de ficar em definitivo com a posse da taça Jules Rimet.

Pela primeira vez também foram usados cartões amarelos (advertência) e vermelhos (expulsão). Também foi a primeira Copa a permitir substituições – na época, duas para cada seleção.

Em 1982, para mundializar mais a Copa, a FIFA decidiu que o torneio passaria a ter 24 seleções. Pela primeira vez todos os continentes foram representados na competição.

No fim de toda Copa do mundo são premiados os jogadores que tiveram destaque individual: a Luva de Ouro, a Bola de Ouro, a Chuteira de Ouro, o Troféu Fair Play e o Prêmio para o Melhor Jogador Jovem.

A Bola de Ouro, prêmio oficial da FIFA para o melhor jogador do Mundial, só foi instituída em 1982.

O país-sede de uma Copa do Mundo é escolhido pelo menos seis anos antes do evento esportivo. A partir da década de 90 a FIFA decidiu que realizaria um revezamento entre os continentes que sediam a Copa, pois antes disso havia uma hegemonia dos países americanos e europeus.

O país também deve seguir algumas exigências da FIFA, a primeira delas é que esse país tenha no mínimo 12 campos de futebol que comportem 40 mil pessoas. Para a final, o estádio da Copa deve ter vaga para pelo menos 80 mil pessoas a partir da edição de 2018. Além disso, o país deve oferecer estrutura para comunicação, transporte, acomodação e capacidade para gerar transmissões televisivas para todo o mundo.

A entidade visita os países antes de decidir qual o local sediará realmente a Copa do Mundo. Depois disso, uma comissão vota em um país, sendo que o vencedor será aquele que obter mais de 50% dos votos.

Antes da copa, as seleções realizam eliminatórias para que as melhores equipes de cada continente participem do evento. São 32 equipes na competição que costuma durar quase um mês em um país-sede escolhido previamente.


Esse projeto faz parte do projeto de extensão “Conteiner saúde: Laboratório de ideias e inovações” do centro acadêmico de Vitória/ UFPE, coordenado pelo professor Luiz Miguel Picelli Sanches (luiz.sanches.ufpe@gmail.com).

Página no Facebook: https://www.facebook.com/Uniedfcast-2093344130912335/
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCN-aTJr1os3a7-PrBe7W2qg
Nosso site: http://uniedfcast.conteinersaude.com.br
Email para contato: uniedfcast.cav@gmail.com