UNIEDFCAST #2 Abordagens metodológicas

UNIEDFCAST #2- METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

A primeira abordagem metodológica que surgiu no Brasil foi a higienista, que visa a preocupação com os hábitos saudáveis de higiene e a valorização do desenvolvimento físico. Essa abordagem foi muito utilizada nas aulas de educação física até a década de 1930 aproximadamente.
Após essa época, as nações começaram a se preocupar com o surgimento de uma nova guerra, e assim surge a abordagem militarista, que tinha como objetivo a preparação para tornar os indivíduos mais fortes e sadios e mais preparados fisicamente, para que assim protegessem o seu país contra seus inimigos, já que existia um sentimento de patriotismo e medo da guerra.

A metodologia que surgiu a seguir foi a esportivista, que tinha o intuito de formar atletas por conta que nesse período houve muitas conquistas do esporte brasileiro, dando prioridade para que os mais habilidosos participassem das aulas. Como forma de crítica a essa, surgiu a metodologia recreacionista, que tinha uma visão contrária a esportivista, como a de não obrigatoriedade da prática nas aulas de educação física e a de não dar preferência para que apenas os alunos mais habilidosos participassem da parte prática.
Depois disso, em 1979, veio a metodologia psicomotricidade, que sua característica é a de buscar o desenvolvimento integral do aluno. Ou seja, do desenvolvimento motor das habilidades motoras básicas, e o melhoramento da afetividade para a formação de pessoas mais sociáveis.
Outra abordagem que veio a se criar foi a desenvolvimentista, que se caracteriza pela aquisição de habilidades motoras com o objetivo do individuo desenvolver o máximo de sua técnica necessária para a utilização dessas habilidades.Também criou-se muitas abordagens críticas, como por exemplo a crítico superadora, que visa preparar o sujeito para uma nova leitura de mundo com criticidade e reflexão da cultura corporal, para que assim se formem sujeitos críticos, que pensem sobre o movimento que realizam, não só na execução.
A última abordagem que citamos é a saúde renovada, que possui a finalidade de promover vivências com práticas saudáveis visando sempre a saúde da população, para que assim futuramente os indivíduos tenham hábitos mais saudáveis e não sejam sedentários.
Por fim, para complementar do nosso tema, trouxemos um convidado para o nosso podcast: Joais Estevam, que é estudante do sexto período de Educação Física Licenciatura da UFPE/CAV, que criou um cordel sobre o assunto, onde ele cita as metodologias.
Tudo isso falamos no nosso segundo UNIEDFCAST. Confiram.

 


Esse projeto faz parte do projeto de extensão “Conteiner saúde: Laboratório de ideias e inovações” do centro acadêmico de Vitória/ UFPE, coordenado pelo professor Luiz Miguel Picelli Sanches (luiz.sanches.ufpe@gmail.com).

Página no Facebook: https://www.facebook.com/Uniedfcast-2093344130912335/
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCN-aTJr1os3a7-PrBe7W2qg
Nosso site: http://uniedfcast.conteinersaude.com.br/
Email para contato: uniedfcast.cav@gmail.com