UNIEDFCAST #1 História da educação física

UNIEDFCAST #1 – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

A história da educação física é muito mais antiga do que pensamos! Desde o surgimento da humanidade que nossos ancestrais, que eram nômades, necessitavam dos movimentos básicos (correr, saltar, arremessar, etc.) para sobreviverem.

Conforme os homens foram ficando sedentários, foram dominando técnicas rudimentares de agricultura e criação de animais, e com isso, aumentava o tempo de ociosidade, as práticas corporais passaram a ter outros significados.

Após isso, quando eles foram ficando mais civilizados, foram surgindo outras práticas corporais em diferentes lugares, como: Na China, Índia, Egito, etc.

Posteriormente, a Grécia com as cidades-estados Atenas e Esparta, que referia-se a educação física como instrumento de formação moral e intelectual, considerando que o homem é somente humano enquanto completo.

Já em Roma, o romanos (assim como os gregos) davam importância em ter um conhecimento tanto físico quanto intelectual sobre o corpo, para que assim conseguissem dominar suas funções e ajudassem sua nação nas práticas militares. A frase de Juvenal “Mente sã, num corpo são” faz referência a isso.

Na idade média, a educação física praticamente desapareceu, já que a igreja católica começou a privar os conhecimentos de diversas áreas, inclusive até sobre o movimento, na intenção de que só ela tivesse o domínio dos conhecimentos gerais sobre o mundo, para que conseguisse ter maior poder sobre a sociedade.

No Brasil os índios praticavam movimentos similares e viviam como os antigos pré-históricos.

Os negros praticavam atividades físicas por todo aquele contexto de escravidão, em que eles trabalhavam para os portugueses.

Além disso, os negros depois de fugirem das senzalas e irem pra quilombos, precisavam conseguir se manter e aprender a se defender dos senhores de engenho com o seu corpo, (já que não tinham armas) assim começando a desenvolver e praticar algumas lutas.

De acordo com cada época e contexto histórico, surgem as abordagens metodológicas: Higienista com influência médica; Militarista, esportivista, recreacionista, as novas concepções, etc.

Tudo isso você confere com mais detalhes no nosso primeiro UNIEDFCAST.


Esse projeto faz parte do projeto de extensão “Conteiner saúde: Laboratório de ideias e inovações” do centro acadêmico de Vitória/ UFPE, coordenado pelo professor Luiz Miguel Picelli Sanches (luiz.sanches.ufpe@gmail.com).

Página no Facebook: https://www.facebook.com/Uniedfcast-2093344130912335/
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCN-aTJr1os3a7-PrBe7W2qg
Nosso site: http://uniedfcast.conteinersaude.com.br/
Email para contato: uniedfcast.cav@gmail.com